HORÁCIO GOUVEIA

CABEÇALHO_HORÁCIO_GOUVEIA.jpg

Pianista, doutor em musicologia pela USP, estudou na Universidade Albert Ludwig - Freiburg (Alemanha) com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).


Apontado pela crítica de São Paulo como um dos pianistas brasileiros de sua geração com mais destacado talento e personalidade artística, Horacio atua intensamente como
recitalista, camerista e solista, com repertório que se estende de Bach aos compositores contemporâneos. Realizou diversas estreias brasileiras de obras importantes, como Concerto para dois pianos, percussão e orquestra de Béla Bartók (com a Orquestra Experimental de Repertório
de S. Paulo, sob a regência de Jamil Maluf), Concerto de Câmara de György Ligeti (com o Percorso Ensemble, sob a regência de Ricardo Bologna), entre muitas outras.


Detentor de diversos prêmios, entre os quais: Vencedor do XVI Concurso Jovens Solistas da Sinfônica de Porto Alegre, 1º Lugar no X Concurso Cidade de Araçatuba, 2º Lugar no I Concurso Cultura FM - Prêmio Promon e no Concurso Internacional Guiomar Novaes, além de 2 prêmios como “melhor intérprete de música brasileira” (Concurso Jovens Instrumentistas de Piracicaba e Concurso Internacional Guiomar Novaes). Prêmio APCA 2010 com a Camerata Aberta.

É professor da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), em S. Paulo. Foi professor da Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) (entre 1998 e 2017), do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2010, do 35º Festival de Música de Londrina (2015) e jurado de importantes concursos brasileiros (como o Pré-Estreia da Tv Cultura e o Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo).

Como pianista da Camerata Aberta (Prêmio APCA de 2010), realizou concertos na Europa (Concergebouw -Amsterdam, Palais des Beaux-Arts -Bruxelas) e atuou como solista sob a regência de Guillaume Bourgogne.

Tem diversos cds gravados, entre os quais: 2 cds com o Percorso Ensemble (cd “Ligeti +” pelo Selo SESC – com a primeira gravação brasileira do Concerto de Câmara – Kammerkonzert - de György Ligeti, e cd duplo “Música Plural”, com obras de jovens compositores brasileiros patrocinado pela Petrobrás), “Espelho d’Água” com a Camerata Aberta (vencedor do 8º Prêmio BRAVO! na categoria Melhor Cd de Música Erudita), “Retrato das Américas” com o clarinetista
Ovanir Buosi (obras de Bernstein, Muczynski, André Mehmari, Paquito d’Rivera e José Siqueira), “Transcriações” com o Trio Arqué, com obras de Schoenberg, Liszt, Arvo Pärt e Camargo Guarnieri.

Como camerista colaborou com artistas como: Dmitry Berlinsky (Rússia), Peter Brunt (Holanda), Diana Ligeti (Romênia/França), Michel Michalakakos (Grécia/França), Vincent Lucas (França), Dimos Goudaroulis, Ovanir Buosi, Renato Bandel, entre outros. Integra atualmente o Trio Arqué (desde 2007) -Emmanuele Baldini (violinista) e Heloísa Meirelles (violoncelista)- e o Percorso Ensemble (desde 2006).

Realizou concertos camerísticos e recitais solo em importantes salas brasileiras, em séries tais como: Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Sala do Conservatório da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, Centro Cultural São Paulo, Sescs, Sesis, BNDES do Rio de Janeiro, Festivais de Campos do Jordão, Londrina e Ourinhos, Conservatório Pernambucano de Música, Salão de Atos da UFRGS, Teatro Municipal de Niterói, entre várias outras.

  • Instagram ícone social
  • YouTube

Criado por InSound Produtora